top of page
  • Youtz Campinas

O que é Educação Positiva?



Você deve saber que bater em criança é crime, inclusive se forem seus filhos. Mas sabia que a lei vai além da questão física? Qualquer tipo de castigo físico ou psicológico pode ser considerado crime. Penas podem variar de acordo com a gravidade da agressão.


Então o que diz a lei? Promulgada em 2014, existe uma lei que "estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante".


Segundo Irene Gaeta, membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica (IAAP), qualquer castigo físico ou psicológico contra crianças e adolescentes tem consequências maléficas diretas em seu desenvolvimento como ansiedade, transtorno depressivo, baixo desempenho na escola, comportamento agressivo e violento, síndrome do pânico e quadros depressivos.


Em entrevista ao G1, a psicóloga e professora Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Isabel Kahn, afirma que "a comunicação é a base para estabelecer limites na educação dos filhos. Ao se comunicar de forma clara e calma, os pais podem criar um ambiente de entendimento e respeito mútuo".


A educação positiva é uma maneira de educar que busca considerar a criança como indivíduo próprio, além de respeitar as fases de desenvolvimento do ser humano. Ela se apresenta como uma visão não punitivista de educação. Em vez de castigar, ela tenta fazer a criança pensar. Em vez de punir o mau comportamento, ela busca estimular as boas ações. Em vez de impor regras arbitrárias, ela procura construir acordos e fazer cumprir os combinados.


Um dos primeiros passos para aplicar a educação positiva em casa é entender que as regras valem para todos. Assim, é fundamental que os pais deem o exemplo.





1 visualização0 comentário
bottom of page