top of page
  • Youtz Campinas

Um a cada dez estudantes é vítima de bullying no Brasil





Você sabia que um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying? – atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar. O dado foi divulgado pelo Data Senado no mês passado. Cerca de 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência na escola no último ano – o número representa 11% dos quase 60 milhões de estudantes matriculados.


Especialistas, como a professora de psicologia Ciomara Shcneider, psicanalista de crianças e adolescentes, defendem que pais e escola devem estar atentos ao comportamento dos jovens e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles. Para ela, o diálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes.


A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação, presencial ou virtual. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.


De acordo com Ciomara, crianças que têm um perfil mais retraído costumam ser as maiores vítimas. No geral, elas apresentam maior dificuldade para se expressar ou se abrir em casa ou na escola. O medo de piorar a situação, quando a chantagem costuma fazer parte das agressões, também contribui para o silêncio.


Segundo o website JusBrasil, as escolas não possuem apenas o dever de prevenir e combater, mas também são responsáveis pelos atos praticados em seu interior.. Sendo assim, identificada a prática de "bullying" entre alunos, é obrigação da escola tentar reparar o dano, minimizar seus efeitos e conscientizar seus alunos.



2 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page