top of page
  • Youtz Campinas

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é possível?


Uma das dúvidas que mais afligem os jovens é a hora de iniciar a trabalhar. O ideal é terminar os estudos para depois iniciar na vida profissional ou ter um primeiro emprego e levar em paralelo aos estudos? A resposta mais simples é: depende! Mas a questão esta longe e ser facilmente explicada. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Embora não pareça ser o ideal, é possível, sim, e existem muitas vantagens para quem adota esse estilo de vida. Ter alguma experiência na área é importante e quanto antes o jovem conseguir, melhor. Algumas opções são um estágio ou assumir uma posição de trainee, por exemplo.

Por outro lado, dependendo do nível de exigência do curso escolhido, fica muito mais difícil focar nas duas coisas. Há quem acredite que na formação acadêmica o aluno deva se dedicar totalmente aos estudos para poder tirar melhor proveito das aulas.


Para tomar uma decisão dessas, antes de mais nada, é preciso saber que a maioria das profissões sofre com um mercado de trabalho muito concorrido e, para ter destaque, apenas um diploma não vai te diferenciar de forma geral. Decerto que um dos principais problemas mais enfrentados por quem tem essa dupla jornada é o cansaço. Até porque não é nada fácil conciliar o tempo de trabalho com os estudos, tudo se torna muito corrido e cansativo. Por isso é preciso estar sempre atento aos sinais do seu corpo, como sonolência, estresse, problemas para dormir, entre outros. Por fim, como adiantamos no início deste texto, não existe uma resposta fácil, mas é certo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não é impossível, mas também não é uma tarefa fácil. Para se dar bem nessa dupla jornada é preciso muita dedicação, organização e responsabilidade.









4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page