Atualmente, bater nos filhos é proibido no Reino Unido. No entanto, na Inglaterra e na Irlanda do Norte, há uma exceção: o ato pode não ser considerado ilegal em casos onde o castigo possa ser considerado uma "punição razoável".
O Departamento de Educação diz que o governo bretão não tem a intenção de mudar a lei sobre bater em crianças, mas que está comprometido com a garantia de que cada criança tenha o melhor começo possível na vida.
Os pedidos pela proibição de bater nos filhos se intensificaram após a morte de Sara Sharif, de 10 anos. Sara foi assassinada em agosto de 2023 após sofrer abusos por seu pai e sua madrasta durante dois anos.
No Brasil é proibido bater em crianças. A Lei Menino Bernardo (Lei nº 13.010/2014) estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados sem o uso de castigos físicos ou tratamento cruel ou degradante. Entretanto a lei não prevê punição criminal direta para os pais, ela determina medidas de proteção e acompanhamento para evitar maus-tratos.
Bater, mesmo que de forma leve, não é uma prática educativa recomendada. Estudos mostram que o uso de punição física pode gerar medo, insegurança e até prejudicar o desenvolvimento emocional da criança. Métodos mais eficazes para educar incluem o diálogo e a imposição de consequências lógicas (como perda de privilégios).
Comments