top of page
  • Youtz Campinas

Qual a diferença entre reforço, recuperação e recomposição?



Reforço, recuperação e recomposição são termos bastante semelhantes, mas que tem sim diferenças entre si. É verdade que todos estão relacionados à ideia de estudar além da sala de aula, ou seja, são uma ajuda extra na educação escolar.


A recuperação é uma retomada de um conteúdo ou habilidade sobre o qual o aluno não teve os resultados esperados ao fim de um processo de ensino-aprendizagem. Em geral, ela acontece no fim do ano letivo ou no início do próximo, durante as férias de verão.


Entre os três termos, esse é o mais recente. Afinal, surgiu durante a pandemia de COVID-19. A recomposição é uma estratégia para lidar com a defasagem de aprendizagem que ocorreu durante o distanciamento social.


O reforço é um aprofundamento do conteúdo aos alunos que estão com dificuldades para entende-lo. Ou seja, ele é feito quando professores ou pais/mães percebem que o aluno não consegue entender bem o que está sendo ensinado.


O reforço escolar não costuma repetir as estratégias usadas em sala de aula. Além disso, esse método pode acompanhar o aluno ao longo de todo ano letivo, pois foca nas dificuldades do aluno, seja ela uma ou mais matérias ou dificuldade em adaptação ao formato de ensino em classe.





14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page