Reforço, recuperação e recomposição são termos bastante semelhantes, mas que tem sim diferenças entre si. É verdade que todos estão relacionados à ideia de estudar além da sala de aula, ou seja, são uma ajuda extra na educação escolar.
A recuperação é uma retomada de um conteúdo ou habilidade sobre o qual o aluno não teve os resultados esperados ao fim de um processo de ensino-aprendizagem. Em geral, ela acontece no fim do ano letivo ou no início do próximo, durante as férias de verão.
Entre os três termos, esse é o mais recente. Afinal, surgiu durante a pandemia de COVID-19. A recomposição é uma estratégia para lidar com a defasagem de aprendizagem que ocorreu durante o distanciamento social.
O reforço é um aprofundamento do conteúdo aos alunos que estão com dificuldades para entende-lo. Ou seja, ele é feito quando professores ou pais/mães percebem que o aluno não consegue entender bem o que está sendo ensinado.
O reforço escolar não costuma repetir as estratégias usadas em sala de aula. Além disso, esse método pode acompanhar o aluno ao longo de todo ano letivo, pois foca nas dificuldades do aluno, seja ela uma ou mais matérias ou dificuldade em adaptação ao formato de ensino em classe.
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