top of page
  • Youtz Campinas

O que é Educação Permissiva?



Um tipo de educação aplicada em casa nos dias de hoje esta causando controvérsia entre pais e educadores: a educação permissiva. Segundo uma professora desabafou nas redes sociais, "as crianças não sabem mais o que é regra e o que é autoridade". Especialistas afirmam que a permissividade dada por pais em casa vem de uma interpretação equivocada de outra filosofia: a educação positiva.


A educação positiva prega noções de respeito, diálogo e negociação na educação dos filhos, sem regras estabelecidas. Entretanto, segundo a professora Rebeca Café em matéria para o G1, "não dá pra negociar com 30 ou 40 crianças ao mesmo tempo. Precisa ter uma idéia de igualdade."


A Educacao Permissiva pode ser uma tentativa dos pais de "camuflarem" regras deixando as crianças tomarem decisões, como por exemplo, a hora de almoçar. Hoje as crianças podem escolher a hora de comer em casa, mas na escola tem horários.


Algumas escolas particulares também contribuem nesse contexto dando liberdade em horário de entrada e saída das crianças, que terão dificuldade em se adaptar em instituições de ensino mais rígidas. Até mesmo professores particulares de reforço tem problemas em manterem a atenção de alunos que não querem ter dia e horário fixos para as aulas.


Segundo a neuropedagoga Maya Eigenmann, focada na educação positiva, os adultos devem ser os guias das crianças, sempre estabelecendo limites. Não pode se ausentar das responsabilidade. Ela precisa de referências em um adulto que sabe o que deve ser feito, para criar uma confiança e respeitar.

16 visualizações0 comentário

留言


bottom of page