top of page
  • Youtz Campinas

Geração Nem-Nem já é 19,8% dos jovens



Levantamento feito pelo Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), entre os jovens de 15 a 29 anos, aponta que 9,6 milhões estavam sem estudar e sem trabalhar. O número equivale a 19,8% da população nessa faixa etária. Essa é chamada a geração Nem-Nem.


A expressão “geração nem-nem” foi criada para denominar o grupo de jovens, entre 15 e 29 anos, que nem estudam, nem trabalham. A geração é formada pelos indivíduos que não conseguem seguir seus estudos ou encontram dificuldades em serem inseridos no mercado de trabalho, pelas mais diversas razões. Segundo pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2022, o Brasil esta na segunda colocação mundial, atrás apenas da África do Sul.


Segundo especialistas, o mercado de trabalho exige cada vez mais formação e aprimoramento superiores, o que restringe o acesso daqueles que não prosseguiram com os estudos - seja por oportuidade ou interesse em ter formação.


Essas mudanças constantes, que podem ir além da formação e chegar ao formato de atuação e a relação entre os profissionais e os contratantes, fazem com que atualizações nas habilidades e o investimento em novas ferramentas de trabalho também sejam requeridas.


Desemprego, desigualdade, exclusão social e problemas de saúde mental são algumas das principais consequencias da geração Nem-Nem. Por isso, é importane que os pais estejam nas aptidões de seus filhos para que eles cresçam motivados a se aprimorarem e profissionalizarem em áreas que despertem seu interesse.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page