Você sabia que não existe uma legislação que obrigue os alunos a dispensarem o aparelho celular durante a aula? Entretanto a prática já é instituída em uma escola particular de Campinas. De qualquer forma, um projeto de lei que determina a medida foi aprovado na terça-feira (12) pela Assembleia Legislativa (Alesp) e agora depende da sanção do governador Tarcísio de Freitas.
Segundo matéria do G1, professores e alunos declaram que a medida sofre resistência no início, mas traz resultados positivos como, por exemplo, melhora na relação entre alunos, convivência, concentração e comportamento em sala de aula. O professor Samuel Matias contou que "depois de um tempo, eles entendem que dá para viver sem o telefone, que aquilo não vai fazer uma falta tão grande quanto eles pensam que faria."
Para amenizar o estresse dos alunos na adaptação, as atividades de lazer são reforçadas. Jogos e brincadeiras precisam ser mais do que incentivados: devem estar sempre disponíveis para que eles consigam tirar o mundo digital da mente.
Muitos pais e mães utilizam esse método em casa. Promover atividades com as crianças é a melhor forma de mantê-los longe de celulares e tablets. Além disso, o exemplo também é um forte aliado. Adultos também precisam ficar mais tempo longe de aparelhos eletrônicos para que elas entendam que é possível.
Comments