Deixar as crianças estudarem à noite em casa pode ser conveniente, pois o dia-a-dia corrido delas com atividades extras, exigem mais tempo. Entretanto também traz desvantagens que podem interferir diretamente na qualidade de vida dos pequenos.
Depois de um dia longo de aula, prática de esportes e outras atividades, o cansaço pode comprometer a concentração e a produtividade. O corpo e a mente estão mais propensos ao esgotamento.
Além disso, o ambiente de casa pode ter muitas distrações, como familiares, televisão ou o celular, o que dificulta manter o foco e chega a causar frustração pela privação desse convívio.
Estudar sozinho à noite pode ser solitário e privar a criança de interações com a familia e amigos, limitando a troca de conhecimentos e experiências, importantes para o seu desenvolvimento social.
Muitas casas não são preparadas para criar um ambiente de estudo eficiente, com iluminação e móveis adequados, o que pode prejudicar a postura e causar desconforto a curto prazo e problemas mais sérios ao longo do tempo.
Por fim, estudar tarde pode atrasar a hora de dormir, prejudicando o sono e, consequentemente, a disposição e o rendimento no dia seguinte, causando um ciclo de mal costume acumulativo.
Apesar dessas desvantagens, é possível minimizar alguns desses impactos com boa organização dos horários de seus filhos e cuidados com a saúde física e mental dos pequenos.
Comments