top of page
  • Youtz Campinas

A importâcia da Educação Financeira na formação dos estudantes



Muita gente não sabe que segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de 2020, todas as escolas precisam ter a Educação Financeira como item em sua grade curricular. Contudo, esse tópico não precisa ser uma matéria propriamente dita.


Todo o período de pandemia, ocultou e atrasou essa implementação, entretanto, esforços de incentivo da Secretaria do Tesouro Nacional estão em andamento. Nesta segunda-feira (27), começam as inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira. As provas serão realizadas em setembro. Alunos poderão estudar via plataforma virtual, e escolas com maior engajamento e desempenho médio receberão prêmios em dinheiro. As inscrições devem ser feitas pelas escolas até 9 de setembro.


Segundo especialistas em finanças e também economistas, acreditam que é importante que jovens tenham acesso a esse assunto. Vale ressaltar, que com o avanço de Bancos Digitais, PIX e outras modernidades, nunca foi tão importante saber como lidar com o dinheiro, entender sobre investimentos e até mesmo como traçar um planejamento de longo prazo.


Compreender o dinheiro e sua dinâmica, pode ensinar os estudantes a traçar planos de curto, médio e longo prazo. E isso ajudará as crianças/adolescentes a entenderem como as suas ações atuais podem impactar positiva ou negativamente o futuro. Desse modo, a Educação Financeira pode fornecer aos estudantes responsabilidade e discernimento sobre prioridades e coisas dispensáveis.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page