Todo sabemos que o desenvolvimento do vocabulário é uma peça fundamental para o desenvolvimento da criança, mas você já se perguntou quantas palavras uma criança deve saber, aproximadamente, conforme a sua faixa etária?
Além do vocabulário ser essencial para a aprendizagem da leitura e da escrita, possuir um repertório extenso de palavras não só facilita o processo de alfabetização, como acaba por se tornando um diferencial para se expressar ao longo de toda a vida. Quanto maior é o repertório de palavras, mais fácil se torna a leitura e a escrita, assim como quanto mais lemos e escrevemos, mais ampliamos nosso vocabulário.
Portanto, estimular a aprendizagem de palavras novas desde a primeira infância é benéfico para todas as crianças. O Instituto Neurosaber divulgou uma lista com a quantidade aproximada de palavras que os pequenos já devem conhecer em cada faixa etária:
12 meses: quatro palavras
18 meses: de 10 a 50 palavras.
2 anos: 300 palavras.
2,5 anos: 450 palavras.
3 anos: 1000 palavras.
4 anos: 2000 palavras.
5 anos: mais de 5000 palavras.
17 anos: de 36000 palavras a 136000 palavras.
Pais e mães têm papel fundamental nos primeiros anos de aprendizado do vocabulário das crianças, portanto pronuncie as palavras de forma correta e evite mudar a fala só porque está conversando com uma criança. Preocupe-se em nomear objetos, quanto apontar para eles. Converse com elas e incentive-as a falar. Por fim, promova leituras compartilhada no ambiente doméstico, sempre que possível.
Comments