top of page
  • Youtz Campinas

5 benefícios da prática de esportes na infância


Para pais e mães acima dos 35 anos, chega a ser difícil perceber que nos dias de hoje o incentivo a prática de esportes por parte das crianças deve ser redobrada, comparado há cerca de duas décadas atrás. Isso porque a tecnologia ainda não havia sido introduzida na rotina das crianças, como está nos dias atuais. A prática de esportes ainda na infância, além de promover o bem estar da criança, fornece benefícios para toda a vida. O principal deles é o desenvolvimento físico, pois amplia sua resistência e também melhora as autodefesas do organismos, prevenindo algumas doenças comuns nesta fase da vida. Além disso, a prática de esportes por parte dos pequenos, associada ao lazer e ao divertimento, ajuda a desenvolver o sentimento de bem-estar psicológico. E como consequência disso, acontece o desenvolvimento das habilidades psicossociais como a proatividade, perseverança e liderança. Com o tempo, ela tende a querer mais ter atividades com outras crianças do que sozinha. Sendo assim, a criança envolvida com atividades esportivas regulares desenvolve o social, como por exemplo, o senso de amizade e cooperação, cria-se assim aptidão para trabalho em equipe.


Não podemos deixar de citar o desenvolvimento cognitivo, pois praticar esportes desde os primeiros anos de vida, de forma regular, estimula a capacidade de pensar e de compreender o mundo em relação ao ponto de vista de um adulto, desenvolvendo alguns aspectos de ordem moral e promovendo o senso crítico.


Por fim, um benefício pouco citado, mas não menos importante, é o desenvolvimento técnico-tático, ou melhor, quando uma pessoa se dispõe a fazer alguma coisa, qualquer coisa, ela entra em um processo de imersão. Todos os sentidos se voltam para as ações e reações relacionadas àquela atividade. Assim, a criança, no caso, vai errando, acertando e aprendendo, cada vez mais. Portanto, não tenha dúvidas de que o esporte é um fator preponderante para o desenvolvimento saudável dos seus filhos. Pratique com eles e incentive sempre.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page